O Conselho Nacional de Emprego e Formação Profissional (CNEF) esteve reunido na sua sessão ordinária, tendo em agenda, a apresentação do ponto de situação do setor de Educação, Formação e Emprego (EFE), a Estratégia Nacional do Emprego Digno, Carteiras profissionais, estudos em cursos e prioridades para o setor EFE.
A reunião foi presidida pelo Vice-primeiro ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, na presença da Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, dos Dirigentes do Setor EFE, dos representantes das instituições públicas, parceiros sociais e representantes do setor empresarial e da sociedade civil.
Olavo Correia na sua intervenção, afirmou que a promoção do emprego digno e bem remunerado, é compromisso e objetivo do Governo, e isto requer, segundo o governante, consensos e compromissos entre o executivo, os parceiros sociais e a sociedade civil.
Ainda, segundo Olavo Correia, “é necessário, por isso, uma agenda interinstitucional de promoção do emprego digno e de crescimento económico com uma via sustentável para combater as desigualdades, por um lado, e a pobreza e as assimetrias regionais, por outro lado”.
Para o Executivo, é preciso ainda, reforçar ações para a concretização efetiva da Estratégia Nacional de Emprego, e do Emprego Digno.
Pois, é intenção do Governo, através desta estratégia, “fazer funcionar em pleno o Conselho Nacional de Emprego e da Formação Profissional para acompanhar o ciclo de planeamento, avaliar a implementação das medidas ativas de emprego, introduzir as correções e melhorias que se mostrarem necessárias ao longo do tempo, tendo em conta o contexto nacional e internacional”, disse Olavo Correia.
Refira-se que o CNEF é um órgão de carácter consultivo do Ministério das Finanças e de concertação entre representantes dos setores públicos, parceiros sociais e sociedade civil, nos domínios da qualificação profissional e emprego.