A Direção Geral do Emprego (DGE), em parceria com a Direção Nacional do Planeamento promoveu nesta manhã, dia 18 de maio, o debate estratégico para apresentação e discussão da Estratégia Nacional de Promoção do Emprego Digno 2021-2026.
Olavo Coreia que presidiu a cerimónia de abertura do evento, disse na sua intervenção, que a estratégia ora apresentada vai “seguramente” contribuir para maximizar a eficácia das políticas públicas de emprego, acelerar o crescimento económico e social de Cabo Verde e também expandir o dividendo democrático.
“A Estratégia Nacional de Promoção do Emprego Digno deverá mudar a situação que hoje temos no mercado de trabalho e ajudar na ambição do país. Para isso, temos de fazer diferente, testar novos paradigmas e novas soluções, porque se nós mantivermos o status quo sabemos antemão quais são e quais serão os resultados”, disse Correia.
O Governante considerou que o emprego é um bem público mais importante que se pode oferecer aos cidadãos, sobretudo aos jovens e às mulheres.
A Estratégia Nacional de Promoção do Emprego digno 2021-2026, deve operacionalizar os compromissos e as políticas públicas do Programa do Governo da Xª Legislatura, no capítulo promoção de políticas ativas do emprego e reforço da capacidade de empregabilidade dos jovens.
O debate estratégico contou com a participação de representantes dos setores chaves que contribuem para o emprego digno e qualificado, designadamente as instituições dos ecossistemas de formação profissional e emprego, de promoção empresarial, os setores da educação, ensino superior e do trabalho, associação de municípios, as Universidades, Câmaras de Comércio, ONG´s e sindicatos.