O Programa Integrado de Desenvolvimento de Competências (PIDC-2022) foi apresentado na cidade de Assomada, este fim de semana, perante uma plateia repleta de jovens, que atentamente assistiram às inúmeras oportunidades existentes no âmbito deste Programa.
O evento foi presidido pelo Vice-primeiro Ministro e Ministro de Finanças, Fomento Empresarial e Economia digital, Olavo Correia, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, do Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, e de vários dirigentes do ecossistema da formação profissional e de promoção do emprego e de empreendedorismo.
O PIDC trata-se de um programa plurianual, dotado de recursos técnicos e financeiros, implementado a nível nacional e municipal com a integração de todos os intervenientes (poderes centrais, local e sociedade civil), de forma coordenada e transversal. Representa uma nova abordagem estratégica neste novo ciclo de planeamento do desenvolvimento da formação profissional.
Este programa visa, maximizar a capacidade de empregabilidade empreendedora e incrementar o acesso às oportunidades de emprego digno nos sectores catalíticos e assim, contribuir para reduzir o número de desempregados no país. Igualmente, pretende, promover a qualificação de jovens em áreas prioritárias, como, a economia digital, a economia azul, as energias renováveis e manutenção industrial, o turismo, a agricultura, os serviços financeiros e a gestão de negócios, tendo por base a abordagem por competências.
O PIDC é coordenado pela Direção Geral do Emprego e vai ser implementado pelos diversos intervenientes do ecossistema da formação profissional e de promoção do emprego, designadamente Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), CERMI, PROEMPRESA e Fundo da Promoção do Emprego e da Formação.
De salientar que o PIDC 2022 conta com um orçamento de 380 mil contos e para o ano de 2022, prevê beneficiar com formação profissional em todo o país, um total de 7.760 jovens e mais de 2 mil jovens NEET com programas de estágios profissionais.