O Programa Emprego e Empregabilidade, executado no quadro do IV Programa Indicativo de Cooperação (PIC – 2016/2021), entre Cabo Verde e Luxemburgo, chega ao fim, e a avaliação da implementação do programa é positiva, segundo o Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, Olavo Correia.
Olavo Correia presidiu o Comité Final do Programa Emprego e Empregabilidade, que decorreu no passado dia 26 de outubro, na cidade da Praia. Durante a sua intervenção, o executivo afirmou que o Programa Emprego e Empregabilidade “foi muito forte” e com capacidade de intervenção ao nível da formação profissional e do emprego, considerando que o balanço da execução do programa “é muito positivo e com resultados palpáveis”.
“Conseguimos reduzir o desemprego jovem para metade, o número de jovens sem emprego ou formação profissional e conseguimos aumentar a capacidade de criação de emprego. Tudo isso foi resultado da ação deste programa”, disse.
Da parte do Luxemburgo, a avaliação do programa é também positiva, segundo o encarregado de negócio da embaixada, Thomas Barbancey, que salientou o engajamento do Governo e dos dirigentes do setor da Educação, Formação e Emprego na execução do Programa.
O programa foi implementado pela Agência Luxemburguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, Lux-development, e contribuiu para a melhoria da empregabilidade dos beneficiários da formação profissional através do reforço da governação e das capacidades do setor, da adequação das ofertas formativas às necessidades do mercado de trabalho e da melhoria da viabilidade das entidades do setor.